“Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará…”
Lulu Santos já estava à frente quando sua música fez sucesso lá em 1983. Nada é como antes e nada será como antes. A pandemia é prova (ainda) viva disso. Mudamos a nossa rotina e o nosso ritmo tanto na vida pessoal quanto na profissional. E como lidar com esses cenários?
O questionamento que provocamos é para, justamente, refletirmos em um ponto que consideramos essencial: relações.
No mundo (pós) pandêmico as relações se misturaram e, mais do que nunca, tudo está em um mesmo pacote. Quem entende de gente, quem tem empatia, vai se dar melhor nesse mundo BANI e em meio ao caos é possível fazer a diferença. Você já deve saber o que é BANI, mas como liderar neste cenário em meio a tantas mudanças?
Bom, vamos resgatar o que é BANI e refletir o impacto disso.
BANI vem das iniciais em inglês Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible (frágil, ansioso, não linear e incompreensível), o conceito foi criado pelo antropólogo Jamais Cascio, por volta de 2018, mas com a pandemia do novo coronavírus acabou refletindo melhor a realidade de empresas e pessoas.
De que forma?
É importante destacar que o conceito BANI reflete nossa postura no dia a dia. Estamos mergulhados em um mundo de incertezas e TODOS, repetimos, TODOS, estão aprendendo a nadar juntos neste mundo caótico e instável. Tentar controlar ou evitar isso não é uma tarefa que aconselhamos, mas como ter um diferencial competitivo de um profissional ou empresa? A forma como você reage ao que acontece é que vai dizer.
Ser líder é (também) mostrar seus defeitos
Quando falamos que entender de gente é o que faz a diferença é porque sabemos da importância de se colocar no lugar do outro. Mostramos que estamos no mesmo barco, passando pelos mesmos desafios e aprendendo juntos a solucionar problemas e ver, na verdade, oportunidades nas situações do dia a dia. BANI nos apresenta diferentes perspectivas para que possamos agir diante de tudo o que vêm acontecendo. Você está preparado?
Como liderar neste cenário pandêmico
Quem lidera não deixa ninguém para trás. É um trabalho de co-criação e essa cultura de colaboração deve ser buscada constantemente, além de investir em capacitação para que os profissionais possam ter um propósito e fazer a diferença para a empresa (é preciso uma sinergia e uma relação de confiança: eu acredito em você e invisto em você; eu acredito em você e entrego o meu melhor para você). É importante o profissional se sentir seguro em seu ambiente de trabalho e o líder faz muito bem isso se está presente e concentrado nas conversas, se faz perguntas com o intuito de aprender com os colegas e se ao invés de culpar, busca achar soluções. Neste sentido, compartilhamos algumas dicas de ouro para que você lidere com excelência e inspire colegas e profissionais, mostrando que a transparência em todas as relações é o melhor negócio.
Confira nossas dicas
- Mostre resiliência.
- Tenha atenção plena em suas ações e seja empático com as pessoas.
- Adapte-se de forma rápida às situações do dia a dia.
- Aprenda com os erros e inove em suas ações.
- Seja transparente.
- Acredite mais na sua intuição – ela pode te ajudar em vários momentos (somos pessoas e não máquinas!).
- Desenvolva competências e prepare seus profissionais.
- Faça perguntas provocativas e discuta sobre soluções e não erros.
- Esteja presente, mostre interesse quando o profissional está conversando.
- Busque informações antes de tomar qualquer decisão que venha fazer você se arrepender.
Para entender a mudança como algo natural e fazer com que a gente consiga trabalhar as mais variadas questões de forma clara, é preciso que a liderança esteja equilibrada, promovendo um ambiente aberto para diálogos.
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Maria Regina RunzeDesigner, Consultora & Facilitadora » Comunicação, Cocriação, Liderança Criativa e Branding » Owner da WeShine Consulting e beBrand