Dia Mundial da Criatividade: paixão que se reflete em resultados

dia mundial da criatividade

E se pudéssemos liderar um time 100% por um propósito genuíno, sem verba, recursos ou patrocínios? Para muitos, esse seria o cenário perfeito para desistir e ser mais uma daquelas ideias que ficam no papel. Esse foi o desafio que a WeShine se propôs a fazer na primeira edição do Dia Mundial da Criatividade em Joinville com atividades 100% gratuitas para a cidade. 

E o resultado? Um time engajado com uma imensa paixão compartilhada por democratizar a criatividade como alavanca para novas soluções por um mundo melhor. Pegue um café, chegue mais e acompanhe o case completo.

Prazer, Dia Mundial da Criatividade

O Dia Mundial da Criatividade é um evento anual celebrado em 21 de abril, com o objetivo de incentivar a criatividade e a inovação em todo o mundo. Foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017 e é uma oportunidade para pessoas de todas as idades e origens se reunirem para estimular a criatividade como competência fundamental para o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Em Joinville, o evento ocorre desde 2019 e a cofounder da WeShine, Maria Regina Runze, foi a responsável por liderar a primeira edição na cidade. Como forma de sair da zona de conforto, Maria – que atualmente é embaixadora do evento em Joinville – optou por testar a liderança 100% pelo propósito, sem recursos ou patrocínio, apostando unicamente na paixão compartilhada do ecossistema pelo tema criatividade.

De propósito por propósito

 Na prática, sua intuição se mostrou verdadeira e o movimento que começou de forma singular rapidamente contagiou um time de 80 voluntários, formando um trabalho cocriado com empresas, indústrias, startups, associações, universidades (alunos e professores), artistas e prefeitura para um momento único na cidade. Todos unidos por um propósito especial: fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável. 

Liderança inspiradora: o engajamento está nas entrelinhas

Maria atribui o sucesso do engajamento voluntário dos participantes a uma liderança que inspira, fomentando o ambiente certo para despertar o potencial criativo e inovador de cada participante, com autonomia para criar e se desenvolver. 

“Em primeiro lugar, é preciso ter clareza da onde se quer chegar e paixão por fazer acontecer. Essa foi a faísca que rapidamente incendiou o coração dos voluntários. Depois, alguns cuidados foram essenciais como clareza de papéis e responsabilidades, um excelente onboarding, alinhamento de comunicação entre todos e autonomia para que o time exercesse todo o seu potencial. Afinal, participar de movimentos de voluntariado contribui substancialmente para o desenvolvimento de novas habilidades. É preciso enfatizar esse ponto na jornada e reconhecer as conquistas” – comenta Maria Regina.

Uma das premissas da liderança de Maria era valorizar a diversidade, com pessoas de diferentes vivências, fazendo com que o próprio evento fosse uma excelente oportunidade de expandir o potencial criativo de todos os voluntários, contribuindo para desenvolvimento de soft skills.

Resultados para a cidade

O primeiro Dia Mundial da Criatividade de Joinville foi um sucesso de público e crítica. O evento contou com mais de 1.700 inscritos e ofereceu 15 horas de atividades gratuitas, incluindo palestras, workshops e apresentações culturais. A programação foi voltada para a criatividade em diferentes perspectivas, como processos ágeis, autoconhecimento, carreira, inovação, repertório, moda, tecnologia, diversidade, cases de sucesso, cultura e sustentabilidade.

O evento também superou as expectativas. Inicialmente planejado para ocorrer em um único espaço, com o envolvimento massivo dos voluntários, foi possível expandir para 3 locais, inclusive o centro de inovação recém inaugurado na época, o Ágora Tech Park.

Alguns cuidados com sustentabilidade também se destacaram: 

  • A programação contou com a presença de 75% de palestrantes locais, uma premissa de valorização de profissionais da cidade.
  • Para fortalecer a igualdade de gênero, o evento teve como meta 50% de mulheres palestrantes. 

O case de Joinville também se destacou internacionalmente, recebendo  o reconhecimento de Cidade Revelação 2019, tornando-se ainda benchmarking para diversas cidades.

Resultados para a carreira dos voluntários

O DMC proporcionou experiências únicas que os participantes levaram pra vida e suas carreiras. Juntos, o time aprendeu a lidar com os desafios, os imprevistos e a falta de recursos. Da mesma forma,  saíram da zona de conforto e desenvolveram diferentes habilidades, como empatia, comunicação, resiliência, pensamento crítico e criatividade, conforme enfatiza a voluntária Akemy Aguiar:

“Aprendi que comunicação é a chave do sucesso”  (…) Procurei sempre pensar como eu mesma gostaria de ser atendida e quais as informações que gostaria que me dessem durante o evento. A comunicação durante o pré-evento também foi essencial! Para isso, nos dividimos em pequenas comissões que ficaram responsáveis por cada parte do projeto. O resultado foi uma equipe alinhada, engajada e pronta para o grande dia.”

Uma gota que se torna oceano

Quando algo novo surge com paixão e propósito claros, o efeito é transformador. Foi assim que o Dia Mundial da Criatividade Joinville se consolidou na cidade, com mais de 5 edições já realizadas e expandiu sua força como World Creativity Fest Sul, a partir de 2024. Essa é a beleza de liderar por um propósito genuíno: paixão, entrega, colaboração e resultados que transbordam.

Para os voluntários, muita transformação também aconteceu. Voluntários em 2019 tiveram a oportunidade de assumir a liderança em anos seguintes ou se tornarem palestrantes, como destaca Cristiane Berlezi, voluntária em 2019:

“Na época, não sabia da coragem e criatividade que Maria Regina Runze precisou para liderar e realizar esse evento mundial pela primeira vez em nossa cidade. Maria me inspirou na época e anos depois continua me inspirando e inspirando outras pessoas. Este ano, tive a oportunidade de participar novamente do Dia Mundial da Criatividade. Desta vez como mediadora, e ajudando na organização do “Women Talks”, focado em mulheres que inspiram outras mulheres.”

É assim que o Dia Mundial da Criatividade ganha cada vez mais força em Joinville, transformando a cultura local para um pensar mais orgânico, colaborativo e criativo para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade. Vamos juntos nessa jornada de transformação. 

 

Fontes:

Akemy Aguiar – Linkedin

Cristiane Berlezi – Linkedin

 

Compartilhe esse Post:

Posts Relacionados